A medicina alternativa tem como objectivo a saúde integral do doente, sem recorrer ao uso de químicos e fármacos que na maioria das vezes têm inumeros efeitos colaterais. Mas não é por isso que as terapias e a medicina alternativa deixam de ser baseados em estudos científicos. Apesar de eficaz, a medicina alternativa não deve substituir a medicina tradicional, especialmente em casos mais graves. A medicina alternativa deve ser usada para prevenir certas doenças.

A naturopatia que eu conheço a algumas dezenas de anos tem-me ajudado a curar a combater diversas doenças agudas que anteriormente combatia com medicamentos.
ResponderEliminarAs curas que tenho conseguido são facilitadas pelo facto de eu seguir uma alimentação lacto-ovo-vegetariana.
Em casos mais graves será mais difícil.
Como medicina complementar há muitos casos em que não deve ser praticada especialmente para combater os efeitos indesejados dos medicamentos pois, a sua actuação baseia-se na tentativa de equilibrar o funcionamento o organismo e, ao neutralizar os efeitos indesejados poderá, também, reduzir a capacidade de cura.