domingo, 1 de novembro de 2009

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina tradicional chinesa (MTC), é a denominação dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional usadas na China, desenvolvidas ao longo de milhares de anos.
A MTC fundamenta-se numa estrutura sistemática e abrangente de natureza filosófica. Esta inclui entre os seus princípios o estudo da relação Yin/Yang, da teoria dos 5 elementos ( madeira, metal, água, fogo e terra ) e do sistema de circulação de energia pelos meridianos do corpo.
Tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente, segundo os ciclos da natureza. A medicina chinesa procura aplicar esta compreensão tanto ao tramento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
São sete os princípais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa: Tui Na, Acupuntura, Moxabustão, Ventosoterapia, Fitoterapia, Terapia Alimentar e prácticas físicas relacionadas com a respiração e à circulação de energia.
A crença básica da medicina tradicional chinesa é que o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e recursos para curar os problemas por si mesmo.



Legenda: Acupuntura e Ventosoterapia

Sem comentários:

Enviar um comentário