domingo, 1 de novembro de 2009

O Pensar Oriental

Nós fomos visitar uma especialista de medicina tracional chinesa, que nos deu umas noções básicas sobre a medicina chinesa e nos contou duas histórias sobre a mentalidade dos orientais que achámos interessante partilhar com vocês.
A primeira história é sobre a relação Yin/Yang. Para os chineses nada no mundo aguenta no seu máximo durante muito tempo e rapidamente se transforma no seu oposto. Nada aguenta estar no máxino Yang durante muito tempo por isso, vai acabar por se transformar em Yin. Então enquanto que nós (ocidentais) no Verão quando temos calor bebemos algo fresco ou damos um mergulho no mar para refrescar, os orientais tentam chegar ao máximo, bebendo chá quente ou vestindo casacos para ficarem ainda mais quentes. Eles sabem que desta maneira o corpo arrefece mais rápido do que se o tentarem arrefecer visto que o próprio corpo tem mecanismos de arrefecimento. Esta história prova que existe uma grande diferença entre a nossa maneira de pensar e a dos chineses, pois para nós é impensável beber chá quente ou vestir um casaco
quando temos calor.
A segunda história é sobre o objectivo da medicina tradicional chinesa. Reza a lenda que antigamente, na China cada aldeia tinha um médico e os habitantes da aldeia dirigiam-se a ele todas as semanas. Mas, quando ficavam doentes não iam ao médico e recussavam-se a pagar pois a função deste era evitar que os seus pacientes adoecessem. Ora esta história mostra-nos que a mentalidade dos orientais difere em muito da nossa pois só vamos ao médico quando estamos doentes.
Para os Chineses a medicina é essencialmente preventiva.



Legenda: símbolo Yin/Yang

Sem comentários:

Enviar um comentário